Sobre Cuba
Sobre Cuba

SOBRE CUBA

Um dos lados bons da democracia é podermos estar aqui, neste espaço (FacebooK), discutindo, trocando idéias, nos contrapondo, mas sem nenhuma proibição. Em Cuba isso seria possível? O seu povo talvez nem saiba que existe Facebook!  Eles vivem condenados a uma única visão de mundo, sem alternativas, sem poder fazer qualquer comparação.

A Revolução Cubana teve seu lado bom, a sua fase romântica, o seu exemplo de resistência, a derrocada de Fulgêncio Batista, enfim! Mas o tempo foi passando, o mundo foi mudando, e Cuba foi ficando.

Durante muito tempo Fidel foi fonte de utopias enganosas que fizeram a cabeça de muitos latinos americanos, como alternativa para sair da miséria, que seria produto da exploração americana. Ledo engano! Ficou evidente, porém, que a origem do atraso do terceiro mundo foi gerada principalmente pelas decisões erradas do próprio continente.

Porém, quem mais sofreu sob  a égide de Castro foram os próprios cubanos. Mais  de 10.000 pessoas foram mortas em julgamentos sumários, sem direito à defesa;  mais de 2 milhões fugiram para o exterior e os 11 milhões que permaneceram cativos estão submetidos há décadas à miséria e desesperança, cardápio clássico das ditaduras. Ou seja, eles não conhecem outro modo de vida, pois vivem numa redoma, aprisionados culturalmente.

Ora, a liberdade é tão importante que a principal pena para crimes cometidos, no mundo inteiro, é a sua privação. Aí eu pergunto: Alguém concorda, de livre e espontânea vontade, com esse estado de coisas? Quem já experimentou um mínimo de liberdade, decerto que não!

Esta opinião não tem força de verdade, é apenas uma opinião! Respeito todas as considerações em contrário, afinal, isso se chama liberdade! E a liberdade deve ser comum a todas as pessoas!

Fonte: Pesquisas

Obs: Publicado no Facebook.